O trecho da BR-040, entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Rio de Janeiro, será leiloado nesta quarta-feira (30), às 14 horas, na Bolsa de Valores de São Paulo.
Este será o terceiro e último trecho da rodovia concedido à iniciativa privada, após as concessões entre Belo Horizonte e Juiz de Fora e de Belo Horizonte até Cristalina, em Goiás.
O trecho que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro tem 218,9 quilômetros e será disputado por três grupos: o consórcio Construcap, Ohla, e a EPR, empresa que já administra o trecho entre BH e Juiz de Fora.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o projeto prevê mais de R$ 8,8 bilhões em investimentos, com obras de duplicação, faixas adicionais e conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis.
O critério para escolha da concessionária será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio prevista em edital. O abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%.
Propostas com desconto superior a esse percentual exigirão aporte financeiro proporcional, garantindo a execução integral das obras previstas.
Mín. 18° Máx. 29°