O Chef de Alto Nível estreia na próxima terça-feira (15), na TV Globo, sob o comando de Ana Maria Braga. Saiba tudo sobre o programa!
A primeira fase do reality show culinário será exibida em três episódios. Nesta etapa, os 24 participantes, divididos em três grupos, sendo eles, cozinheiros profissionais, amadores e da internet, competem por 15 vagas da fase seguinte.
Eles serão avaliados pelos chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, que selecionarão os cinco melhores cozinheiros de cada grupo. A cada prova, um cozinheiro será eliminado do reality show, até que se chegue aos 15 melhores.
Vale lembrar que nesta etapa os 24 participantes terão que preparar pratos nas mais diferentes circunstâncias.
Serão três provas onde oito participantes de cada grupo precisarão correr contra o tempo. Um em cada cozinha, eles terão 30 segundos de acesso à plataforma de seleção e retirada de alimentos.
Nesta fase, a disputa começa pela cozinha do porão, onde eles enfrentam recursos bastante limitados. Um dos chefs será responsável por anunciar o desafio e conduzir a mentoria dos participantes durante o tempo de prova.
A outra dupla de mentores e Ana Maria Braga acompanham a realização da prova de um lounge. Ao fim do desafio, os pratos passam pela avaliação dos chefs. Um dos cozinheiros é eliminado e os sete que passaram pela prova sobem para o próximo nível, a cozinha do meio com mais recursos que a anterior.
Após mais uma eliminação, seis cozinheiros de cada grupo avançam para a terceira prova, realizada no nível mais alto da estrutura e com ainda mais recursos.
Na etapa seguinte, os 15 cozinheiros irão se misturar, e terão a chance de compor, então, o time dos chefs mentores e vestirem o sonhado dólmã e os aventais dos grupos.
Nesta fase, que terá quatro episódios, a disputa corre simultaneamente nas cozinhas do porão, meio e topo. No primeiro dia, um sorteio define a cozinha e a ordem de chefs para a escolha dos participantes na montagem de seus times.
A partir daí, é o desempenho a cada desafio que determina o grupo que sobe ou desce de nível na Torre das Cozinhas, e quem participa ou fica imune à prova de eliminação.
Um participante será eliminado a cada programa nesta etapa.
Quando dez cozinheiros restarem na competição, o “Chef de Alto Nível” entra na fase individual. Ou seja, não haverá mais times.
A cada episódio, quem se sai melhor escapa da prova eliminatória e ganha o “broche do tempo”, que garante dez segundos a mais de acesso à plataforma de alimentos no próximo desafio e a vantagem de realizá-lo na cozinha do topo.
Quem determina em qual das três cozinhas os participantes realizam a prova do dia é o trio de mentores, Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, com base na avaliação de desempenho dos cozinheiros ao longo das etapas do reality.
Na semifinal, quando apenas seis competidores seguem na competição, haverá uma prova principais. Os dois melhores cozinheiros irão garantir vaga na final e escapar do desafio eliminatório.
Os outros quatro partem para a segunda prova, em que disputam a terceira e última vaga da grande final.
O vencedor será conhecido no dia 21 de agosto, em um programa ao vivo com apresentação de Ana Maria Braga, logo após “Vale Tudo”.
Mín. 17° Máx. 22°