Em clássico carregado de confusões, o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0 nesta quarta-feira (6), no Allianz Parque, em São Paulo, e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Matheus Bidu e Gustavo Henrique — o Timão contava com vantagem por ter vencido o primeiro confronto por 1 a 0, na Neo Química Arena.
As polêmicas começaram antes de a bola rolar. Ex-jogador do Verdão, Felipe Melo foi homenageado pelo clube e disse frases fortes sobre o rival no campo, inflamando a torcida.
Logo nos primeiros minutos, Aníbal Moreno acertou cabeçada em José Martínez e foi expulso. O Corinthians abriu o placar com Bidu, e os jogadores se estranharam em campo. O goleiro Weverton, inclusive, reclamou de falta no lance. Gustavo Henrique ampliou no segundo tempo, e os torcedores palmeirenses vaiaram o time. O volante Emiliano Martínez também recebeu cartão vermelho na reta final.
Ainda não há adversário definido nas quartas de final da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definirá os duelos num sorteio, que será realizado na próxima terça-feira (12), no Rio de Janeiro.
O próximo jogo do Palmeiras será contra o Ceará, neste domingo (10), no Allianz Parque, às 16h. O Corinthians visita o Juventude na segunda-feira (11), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Os dois jogos serão válidos pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Os primeiros 15 minutos de Dérbi foram carregados de emoções. A primeira chance clara foi do Corinthians, após sobra em escanteio cobrado por Memphis. Rodrigo Garro chutou forte de pé esquerdo, e Weverton defendeu. No rebote, Bidu finalizou com gol aberto, e Weverton se recompôs para defender à “queima roupa”.
Porém, o principal evento aconteceu depois. Em escanteio para o Palmeiras, Aníbal Moreno acertou cabeçada em José Martínez. Após revisão no VAR, o árbitro Anderson Daronco expulsou o volante alviverde.
O clima quente permaneceu durante todo o primeiro tempo. Com um a mais, o Corinthians tinha contra-ataques para aumentar o placar, enquanto deixava espaços para o Palmeiras tentar buscar o resultado. Na reta final do primeiro tempo, Rodrigo Garro cobrou escanteio pela direita, Gustavo Henrique desviou de cabeça, e Matheus Bidu abriu o placar. O goleiro Weverton alegou falta do lateral-esquerdo corintiano no lance, e os atletas iniciaram uma nova confusão no gramado.
No segundo tempo, o Corinthians perdeu Memphis Depay — que saiu lesionado — e Abel Ferreira tirou Vitor Roque para entrada de Flaco López. O Palmeiras permaneceu nervoso nas tomadas de decisões, e o Timão aproveitou. Após falta cobrada por Garro, Gustavo Henrique subiu para cabecear e ampliar o placar. Nos últimos minutos do jogo, Emiliano Martínez também foi expulso.
Na reta final da partida, a torcida do Palmeiras fez protestos fortes contra Leila Pereira, Anderson Barros e, principalmente, Abel Ferreira. O treinador foi xingado diversas vezes, aplaudiu a torcida e recebeu mais vaias. Todos os jogadores foram xingados nominalmente. Parte do estádio vaiou os protestos contra o treinador.
Mín. 15° Máx. 29°