Há 158 anos, nesta exata data (7/6), nascia Rita Lobato Velho. À frente de seu tempo, seu sonho era se tornar médica, em uma época em que não existiam mulheres nas faculdades de medicina. Ela foi a primeira. Por conta de seu pioneirismo, Rita é a homenageada de hoje do Google, que mostra, em sua página inicial, uma ilustração da médica, acompanhada de órgãos do corpo humano.
Rita nasceu na cidade de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Seus pais, Francisco Lobato Lopes e Rita Carolina Velho Lopes, apoiavam o sonho da filha. Ainda adolescente, ela se matriculou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde o irmão cursava farmácia. Mas, tempos depois, ela se transferiu para Salvador (BA), por se sentir incomodada com o tratamento que era dado ao irmão.
Foi na Universidade Federal da Bahia, em 10 de dezembro de 1887, aos 21 anos, que ela se tornou a primeira médica brasileira e a segunda da América Latina, concluindo o curso de seis anos em apenas quatro. “Dra. Lobato Velho foi pioneira nesse sentido, trabalhando incansavelmente para atingir seus objetivos, apesar da discriminação que enfrentava de colegas e professores”, destaca o Google.
Mín. 20° Máx. 31°