O evento ocorreu na cidade de Juiz de Fora-MG no último sábado (10) e contou com as participações de todos os SAMU's e demais serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do estado de Minas Gerais.
As olimpíadas exigiam das equipes habilidades teóricas e práticas, sendo a primeira etapa teórica constituída com um quis de 10 perguntas objetivas de caráter eliminatório, classificando apenas 3 equipes para a prova de cenário prático com simulação realística em dois cenários.
1º Cenário: A vítima encontrava-se em Parada Cardiorrespiratória (PCR), sendo necessário a equipe realizar todo manejo e intervenção na abordagem a vítima, aplicando todas as técnicas possíveis estipuladas em protocolos de suporte básico e avançado de vida, bem como os cuidados após o Retorno da Circulação Espontânea (RCE) com um tempo máximo de 10 minutos de atendimento.
2º Cenário: Tratava-se de uma vítima de colisão frontal entre carro x anteparo fixo (poste). A equipe utilizou-se de técnicas e protocolos de trauma, realizando todo atendimento sistematizado e medidas de intervenções, além da retirada da vítima nas técnicas corretas e ainda devendo respeitar o tempo também estipulado de 10 minutos.
A equipe do SAMU noroeste foi classificada na primeira etapa e surpreendeu os jurados no simulado prático, utilizando-se de técnicas precisas e ágeis, conquistando assim o 1° Lugar para o CISREUNO.
O nosso agradecimento especial aos profissionais que muito bem representaram o SAMU Noroeste: Erick Dias (Coordenador-enfermeiro NEP), Jéssica Cortes (Médica intervencionista); Thiago Ferreira (Técnico de enfermagem-NEP) e Filipe Freitas (Condutor socorrista NEP).
O resultado dessa conquista se deve ao esforço diário do CISREUNO em sempre levar um serviço de qualidade, com trabalho sério e comprometido, ampliando cada vez mais conhecimentos e multiplicando para nossa equipe mediante treinamentos; capacitações e qualificações, através do Núcleo de Educação Permanente - (NEP).
Mín. 21° Máx. 25°