Na tarde de hoje (13), equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas para atender ocorrência de incêndio florestal em propriedade agrícola às margens da MGC 354.
No local, havia biodigestores e granja de suínos sob risco de serem atingidos pela propagação do incêndio. Além disso, a fumaça chegou à rodovia, dificultando a visibilidade dos motoristas.
Rapidamente, três viaturas leves com reservatório móvel de água e uma viatura com 5 mil litros de água foram empenhadas para auxiliar os funcionários no combate. Ao todo, estiveram presentes 10 bombeiros militares que utilizaram equipamentos, água das viaturas e drone para monitoramento.
Com a rápida mobilização, foi possível proteger e evitar danos aos biodigestores, à plantação de café e às granjas com animais suínos. Além disso, foi protegida parte da área de plantação de eucaliptos e evitou-se a propagação para a margem da rodovia.
O incêndio afetou uma área aproximada de 12 hectares, incluindo plantação de eucaliptos, reserva legal e vegetação rasteira.
Por volta de 18h30 as ações foram encerradas, sendo necessário retorno pela manhã para monitoramento de eventuais focos de calor.
Solicitamos apoio da imprensa para reforçar quanto ao impacto danoso do uso de fogo neste período de seca extrema, solicitando conscientização da população, uma vez que a temporada de incêndios deve perdurar até meados de outubro.
Mín. 24° Máx. 37°