Garantir produtos de qualidade e manter a saúde das colmeias são desafios que exigem técnica e cuidados na criação de abelhas. Quem pretende começar na atividade ou aperfeiçoar o manejo do apiário pode encontrar na cartilha Apicultura: Boas Práticas de Agropecuária, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais Emater-MG, um guia sobre o tema. A publicação está disponível gratuitamente na Livraria Virtual , ou pode ser acessada diretamente neste link.
Elaborada pela engenheira agrônoma Márcia Portugal, coordenadora estadual de Pequenos Animais da Emater-MG, a cartilha apresenta informações básicas e técnicas para quem deseja iniciar ou aperfeiçoar a criação de abelhas. O conteúdo aborda desde a biologia das abelhas até as boas práticas de manejo, segurança e alimentação.
Segundo a autora, a apicultura é uma atividade que combina geração de renda e conservação ambiental. “Além de contribuir com a polinização das plantas, a criação de abelhas proporciona importante fonte de renda ao produtor rural com a comercialização do mel, cera, própolis, geleia real e outros produtos”, afirma Márcia Portugal.
Entre os temas centrais estão as orientações sobre equipamentos de proteção individual (EPI), como macacão e máscara de cor clara, luvas e botas em bom estado, além do uso correto do fumigador, essencial para reduzir ações de defesa das abelhas durante o trabalho. A autora alerta que a fumaça deve ser fria e livre de contaminantes. “Materiais de origem animal ou derivados de petróleo não devem ser usados, pois podem prejudicar o mel e as abelhas”, destaca.
Mín. 15° Máx. 29°