O trecho da BR-040 entre Cristalina-GO e Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado na bolsa de valores em São Paulo na tarde desta quinta-feira (26/9). A empresa francesa Vinci Highways ganhou o direito de operar a pista pelos próximos 30 anos ao oferecer a maior taxa de desconto na tarifa básica de pedágio prevista no edital.
A concessionária será a responsável pelas obras de duplicação e modernização da pista, bem como pela administração e manutenção da estrada durante as próximas três décadas. De acordo com o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serão investidos cerca de R$ 12 bilhões ao longo de todo o período da concessão.
A Vinci Highways ofereceu 14,32% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital de privatização. Com o lance, a francesa se saiu melhor que o fundo BTG Pactual Infraestrutura, que propôs uma cobrança 7,5% menor nos pedágios; o consórcio Nova BR-040, com 9,09%; e a CCR SA, que apresentou desconto de 1,75%.
Mín. 24° Máx. 37°