Publicidade

Semana em Minas será de alívio no calor com chegada de verão chuvoso

temperatura

18/12/2023 às 06h28
Por: Carlos ball Fonte: em
Compartilhe:
Semana em Minas será de alívio no calor com chegada de verão chuvoso

O calorão deve dar uma trégua aos mineiros ao longo da próxima semana. Após dias de altas temperaturas, a chuva deve chegar a todo o estado a partir de quarta-feira (20/12), diminuir as medições nos termômetros e, enfim, dar início à temporada chuvosa. Em Belo Horizonte, as máximas devem ficar abaixo dos 30° C.

Embora não se compare com a onda de calor de novembro, quase todo o país sofreu com as altas temperaturas na primeira metade deste mês. Neste domingo (17/12), porém, se encerra o alerta de risco de saúde emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido ao tempo quente.

Minas Gerais esteve, nos últimos dias, sob uma massa de ar de alta pressão, que tem como característica os ventos soprando de cima para baixo, o que dificulta a formação de nuvens e bloqueia a chegada de frentes frias. O meteorologista e diretor regional do portal Climatempo, Ruibran dos Reis, explica que o cenário deve começar a mudar a partir da convergência de duas massas de baixa pressão no litoral baiano.

“Ao longo da semana, a pressão atmosférica começa a cair no litoral da Bahia e tem uma massa de baixa pressão atuando no norte da Argentina, Paraguai e pegando parte do Mato Grosso do Sul e da Bolívia. Essa baixa pressão vai se intensificar a partir de terça-feira (19/12) e, com isso, vai haver o que chamamos de convergência de umidade. Essas chuvas vão começar na Bahia e descer pelo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A partir de quarta-feira (20/12) ela já chega ao litoral do Espírito Santo e gera nuvens nos vales do Mucuri e do Rio Doce. Mesmo em Belo Horizonte, na tarde de quarta, já podemos ter chuvas. Esse cenário deve se espalhar daí para o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata”, apontou o especialista à reportagem.

fonte:em

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários