Maria Clara Lopes Rolim, de 27 anos, foi aprovada pelo Enem no curso mais concorrido: Medicina. E não foi apenas ‘uma’ conquista, a jovem passou em 86 faculdades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). No entanto, ser médica nem sempre foi o sonho de Maria.
Natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, Maria sempre sonhou em ser atriz e se formou artes cênicas em 2015, quando mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos. Ela concluiu o curso em 2017 na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).
Seis meses da mudança para a capital carioca, Maria decidiu iniciar o curso de Relações Internacionais, quando passou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A jovem começou também em 2015 — ao mesmo tempo do teatro — e concluiu em 2019.
No entanto o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC só foi entregue durante a pandemia. ‘Atrasei a entrega do meu TCC para o primeiro semestre de 2020, em julho, época de pandemia e já estava tudo em lockdown’, contou à Itatiaia.
O TCC de Maria já dava um ‘spoiler’ que não iria parar com dois diplomas na mão.
‘O meu TCC foi sobre Governança da Saúde Global, onde tive contato com vários temas da área da saúde, artigos científicos e isso tudo despertou meu interesse pela medicina’, disse Maria.
Com a pandemia e isolada, Maria começou a refletir sobre o seu futuro, sua carreira.
‘Tive medo da instabilidade que a arte me dava e também sem perspectivas de seguir uma carreira em RI. Foi então que conversei com meus pais sobre uma transição de carreira e eles me apoiaram instantaneamente! Foi incrível, meus pais são tudo pra mim, eles que tornaram isso possível’
Foi então que iniciou o processo de vestibulanda de medicina em 2021. Maria começou estudando sozinha. Mas em 2022 se matriculou em um cursinho na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, chamado Hexag, que é específico para medicina, lá Maria ficou até 2024.
‘Após três anos de cursinho consegui minha aprovação!’, contou Maria.
Mín. 21° Máx. 29°