O técnico Leonardo Jardim deve alterar o time titular do Cruzeiro para enfrentar o América, neste sábado (22), às 16h30 (de Brasília), no estádio Independência, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro.
O treinador celeste pode deixar o meia-atacante Matheus Pereira fora do 11 inicial. O meio-campista não participou integralmente de duas sessões de treinamentos na Toca da Raposa II nesta semana (na quarta e na quinta, 19 e 20 de fevereiro, respectivamente), uma vez que estava envolvido na negociação com o Zenit, da Rússia.
A transação acabou frustrada no último momento por decisão pessoal do próprio jogador. A operação giraria em torno de 20 milhões de euros (cerca de R$ 119 milhões).
Caso queira deixar o camisa 10 no banco e fora da relação, o treinador tem algumas opções. Uma dessas é adiantar Matheus Henrique para jogar como um terceiro homem do meio-campo. Outra possibilidade é escalar o meia Eduardo para fazer o papel antes feito pelo antigo camisa 10.
Jardim também pode optar por uma trinca de meio-campistas, formada por um primeiro volante de combate, Matheus Henrique e Lucas Silva. Nesse caso, um extremo como Marquinhos ou Lautaro Díaz ganharia espaço do lado direito do campo. O objetivo seria espelhar o que tem feito o atacante Dudu na ponta esquerda.
No empate com o América no jogo de ida da semifinal, Jardim optou pela entrada de Eduardo no lugar do atacante Marquinhos para ‘povoar’ o meio de campo. O ex-Botafogo jogou ao lado de Matheus Henrique com a permissão para ‘pisar na área’. Pereira, por outro lado, flutuou atrás de Gabigol e liberou o corredor direito para as subidas do lateral William.
Dessa forma, o provável Cruzeiro para o jogo deste sábado é o seguinte: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique, Lucas Silva (Marquinhos), Eduardo; Dudu, e Gabigol.
O Cruzeiro tem três baixas conhecidas para o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro contra o América. O atacante Juan Dinenno, em recuperação de cirurgia no ligamento do joelho direito; o volante Japa, em tratamento de lesão no tendão da coxa esquerda; e o zagueiro João Marcelo, recém-operado por lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito).
O zagueiro paraguaio Mateo Gamarra, recém-contratado pelo Cruzeiro, está regularizado e pode ser utilizado pelo técnico Leonardo Jardim.
O atacante Kaio Jorge começou a temporada tratando de um problema no tendão de Aquiles de um dos pés. Ele trabalha junto dos demais companheiros há alguns dias, esteve relacionado para o jogo de ida, e pode, mais uma vez, ficar como opção de Jardim.
Assim como o atacante Lautaro Díaz, que apurava sua condição física e pode ser outra novidade no banco de reservas.
Mín. 20° Máx. 31°