O Cruzeiro volta a campo neste fim de semana após mais de 30 dias sem disputar uma partida oficial. Neste sábado (29), o time celeste enfrenta o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, na estreia do Campeonato Brasileiro.
A partida entre mineiros e paulistas entrará para a história. Será o primeiro confronto entre os clubes desde a fundação de ambas as equipes. O Cruzeiro foi fundado em 1921, enquanto o Mirassol “nasceu” em 1925.
O objetivo inicial do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro está traçado: alcançar ao menos uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Essa meta foi estabelecida pela diretoria e firmada com a comissão técnica de Leonardo Jardim.
A diretoria espera ao menos um título em 2025. Além do Brasileirão, a equipe celeste jogará duas Copas: do Brasil e Sul-Americana.
A equipe celeste inicia a competição pressionada e com elevada expectativa, uma vez que precisa dar respostas pelos resultados ruins no começo da temporada.
Pelo alto investimento em atletas de nome nesta temporada, como os atacantes Dudu e Gabigol; o zagueiro Fabrício Bruno, dentre outros, a cobrança no clube aumentou. Principalmente, depois da eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro.
Pelo histórico recente do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim sabe que terá bastante trabalho. O treinador teve uma pausa inesperada no calendário após ficar fora da final do Mineiro. Esse período foi importante para promover uma imersão dos atletas em sua forma e metodologia de trabalho.
“Em relação à equipe de futebol, eu cheguei, temos um plantel totalmente residual em termos de clube. Neste momento, vamos tentar rentabilizar e tirar o máximo, o melhor de cada um dos jogadores. Nosso objetivo é que o plantel seja mais competitivo. Durante essa fase procuramos aumentar os índices de performance de todos os jogadores de forma a competir”, analisou Leonardo Jardim, em entrevista ao Cruzeiro Cast, podcast oficial do clube.
A expectativa em relação ao desempenho do clube no Brasileirão é alta.
Durante a ‘intertemporada, Jardim fez vários testes com escalações diferentes. Diante de tudo o que observou em jogos-treino contra o time sub-20 do Cruzeiro, Boston City, Pouso Alegre, Botafogo, e no amistoso com o Red Bull Bragantino, o treinador colocará em campo uma equipe mais próxima da sua identidade.
Mín. 21° Máx. 31°