A gastronomia de Minas Gerais alcançou um reconhecimento notável, sendo eleita a melhor culinária regional do Brasil e classificada entre as 30 melhores do mundo pelo guia gastronômico TasteAtlas. Este prestigioso ranking global, que seleciona e avalia as melhores regiões gastronômicas, colocou a culinária mineira em 30º lugar na lista de 100, com uma impressionante pontuação de 4,36.
Entre os pratos típicos que contribuíram para este feito estão o tradicional pão de queijo, o saboroso feijão tropeiro, a vaca atolada, o famoso queijo minas, o biscoito de polvilho e a fruta jabuticaba, todos representativos da rica e variada cozinha mineira.
O TasteAtlas, plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić, avalia pratos, ingredientes, restaurantes e regiões gastronômicas do mundo inteiro. Os usuários do site são responsáveis por definir as pontuações em uma escala de 0 a 5 estrelas, com 5 estrelas representando a pontuação máxima.
No topo da lista global de 2024, encontramos a região de Campânia, na Itália, conhecida por sua excelente culinária, seguida pela região de Emilia-Romagna, também na Itália. A ilha de Java, na Indonésia, ocupa o terceiro lugar no ranking.
Além da culinária mineira, o Brasil também é representado pela Bahia, que com seus pratos como acarajé, bobó de camarão e quindim, alcançou a 43ª posição com 4,18 pontos.
FONTE:JPAGORA
Mín. 21° Máx. 31°