Mais um prêmio de melhor azeite do Brasil e um dos melhores do mundo veio para uma iguaria mineira. Isso porque o azeite Coratina, produzido na cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, foi eleito o melhor azeite do Brasil e o terceiro melhor do mundo no Terraolivo IOOC 2025 Awards.
A premiação foi promovida por Israel e realizada na manhã desta terça-feira (15), em um evento na Ilha de Chipre.
O azeite foi eleito o melhor entre os brasileiros e o terceiro melhor do mundo, atrás apenas de azeites espanhóis. Foram 556 azeites de 19 países, tendo o Brasil conquistado 38 medalhas no concurso. A Vinícola Essenza, que produz o azeite vencedor, recebeu quatro medalhas Gran Prestige Gold, que prestigia azeites acima de 86 pontos.
Os azeites Mantikir Grappolo, Coratina, Koroneiki e o blend Summit Premium - que já foi considerado o melhor do mundo - foram honrados com a maior medalha do concurso.
Essa é a primeira vez que um produtor brasileiro fica no pódio do concurso. “Alcançar esse nível em uma premiação do Mediterrâneo mostra que a Serra da Mantiqueira tem potencial para competir com os maiores produtores do mundo. O reconhecimento ao Mantikir Coratina e a presença entre os dez melhores refletem um trabalho técnico e contínuo no campo e no lagar que fazemos”, comemorou o proprietário da Vinícola Essenza, Herbert Sales.
O azeite Mantikir Coratina é produzido com azeitonas da variedade italiana Coratina e tem acidez de 0,09%. Com sensorial marcante, ele tem notas de folhas verdes, rúcula, amêndoas e frutas secas. É indicado para harmonização com carnes vermelhas, embutidos, queijos curados e pratos condimentados.
As oliveiras da Vinícola Essenza são cultivadas em Maria da Fé, entre 1.700 e 1.910 metros de altitude - o olival mais alto do Brasil. Após a colheita, as azeitonas são levadas para extração no Lagar de Quelemém. A Vinícola Essenza é sediada em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo.
Mín. 13° Máx. 26°