Motoboys de aplicativo fizeram manifestação na tarde desta segunda-feira (25/3) pelas ruas de Belo Horizonte. O protesto contra o Projeto de Lei (PL) que regulamenta a profissão da categoria, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 4 de março, levou dezenas de motociclistas, que se concentraram na Praça do Papa, até a porta da Assembleia Legislativa, no Bairro Santo Agostinho, Centro-Sul de BH, e na Praça Sete, no Centro.
No dia 4 de março, o governo federal fechou um acordo com as empresas de transporte por aplicativo, como Uber e 99, e enviou um projeto de lei para o Congresso Nacional propondo uma série de novas regras e direitos para os motoristas. Dentre as principais regulamentações estão a limitação de carga horária diária, que será, no máximo, de 12 horas, a definição dos profissionais como autônomos, a declaração de salário mínimo e os benefícios.
A proposta regulamenta, por enquanto, apenas o transporte de passageiros em veículos de quatro rodas. Dessa forma, não estão incluídos motoristas de motocicletas ou entregadores de delivery e encomenda.
Mín. 21° Máx. 25°