15°C 26°C
Três Marias, MG
Publicidade

Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é comemorado nesta quinta-feira (27/06)

Em Minas Gerais, segmento representa 99% da força produtiva e respondeu por 60% dos postos de trabalho gerados no estado neste ano

29/06/2024 às 13h59
Por: Carlos ball Fonte: sebrae
Compartilhe:
Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é comemorado nesta quinta-feira (27/06)

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos negócios ativos e, somente em Minas Gerais, são mais de 2 milhões, ou seja, cerca de 99% da força produtiva do estado, segundo dados da Receita Federal do Brasil. O segmento é fundamental para movimentar a economia do estado e do país, visto que é responsável por grande parte da geração de empregos formais. A representatividade dos pequenos empreendimentos é tão grande que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 27 de junho como o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Nos cinco primeiros meses do ano, de cada 100 pequenos negócios abertos no Brasil, nove foram em Minas Gerais. O saldo de novos negócios de menor porte registrados no período, que é a diferença entre o total de empreendimentos abertos e fechados, foi de 68.618 empresas. O número é o segundo melhor saldo do país e corresponde a 94,6% (72.475) do total de novos CNPJs registrados no estado neste ano.

Entre janeiro e abril, as micro e pequenas empresas (MPEs) de Minas Gerais geraram um saldo de 68.817 postos de trabalho, o que representa 61,6% do total de empregos criados. O número resulta da diferença entre admissões e desligamentos registrados no período. O levantamento foi realizado pelo Sebrae Minas, a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados detalhados estão disponíveis na plataforma Inteligência Sebrae.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca a força dos pequenos negócios na economia mineira. “As MPEs são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento do estado. Elas são responsáveis por grande parte da geração de empego e renda de muitas famílias, além de serem fundamentais para a diversificação da atividade produtiva e a promoção do desenvolvimento local”, reforça.

Abertura de novos negócios

Entre janeiro e maio, foram abertos em Minas Gerais 186.278 novos pequenos negócios, representando 96,8% do total (192.420) nacional. Em comparação ao mesmo período de 2023, houve crescimento de 5%.

O setor de serviços se destaca com 55,6% do total

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários