15°C 26°C
Três Marias, MG
Publicidade

Dia da Gastronomia Mineira: tradições nos quatro cantos de um estado

Dia da Gastronomia Mineira

06/07/2024 às 07h38
Por: Carlos ball Fonte: acecdl
Compartilhe:
Dia da Gastronomia Mineira: tradições nos quatro cantos de um estado

Quem nunca ouviu falar que a gastronomia mineira é referência no Brasil e no exterior? A referência é tanta que 5 de julho é celebrado o Dia da Gastronomia Mineira. A data foi criada para homenagear Eduardo Frieiro, escritor do primeiro livro dedicado ao universo da gastronomia mineira.

Para comemorar o dia (e tudo de bom que a gastronomia mineira traz para nós), o artigo de hoje vai mostrar a relevância deste bem para a nossa Minas Gerais.

Gastronomia mineira

Das serras, passando pelos belos horizontes e chegando nas manifestações culturais, religiosas e um bom jeitinho de ser, nossa Minas Gerais é regada de tradições em sua história. Um dos nossos maiores bens está na gastronomia e culinária, repassada de geração a geração.

Sabe aquela receitinha secreta que só a sua família sabe? Seja nos temperos especiais, ou na forma como o prato é servido, tudo é tradição. E tradição boa, é tradição mantida. Esta é uma das maiores lições que a gastronomia de Minas mostra ao Brasil e ao Mundo. 

Representatividade da gastronomia mineira

Em todas as regiões mineiras, há eventos e festivais para enaltecer este segmento. O Festival Gastronômico e Cultural dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, por exemplo, leva sabores e sensações para as cidades das regiões há diversas edições.

Em Conselheiro Lafaiete, na Região Central, o segmento está abrindo espaços e novos caminhos. O Portal Via Gastronômica 482, inaugurado no início deste mês de julho, traz um novo conceito para a cidade e região, valorizando a gastronomia do estado para proporcionar bons momentos para a população em geral.

Outras movimentações já consolidadas como o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes já colhem os bons frutos plantados deste que é um evento de referência nacional, reunindo turistas de todos os cantos para conhecer novos pratos e saborear aqueles já tradicionalmente conhecidos em Minas Gerais.

Gastronomia para o turismo e o comércio

Como mencionamos, a gastronomia é um de nossos maiores bens. Com ela, outros setores econômicos também são fortalecidos. É o caso do turismo e do comércio. Sem precisar ir muito além, os turistas que chegam a Minas Gerais têm a gastronomia como uma das grandes motivações, seja por meio de festivais ou eventos. 

Uma pesquisa realizada pela SECULT indica que o gasto médio de turistas por viagem, em Minas Gerais, é de R$1.098. Os principais gastos estão com hospedagem (32,6%) e alimentação (27%). Ou seja, uma grande fatia para a gastronomia local.

Por isso, os turistas, no geral, exploram a cidade para além de sua finalidade na viagem. Ou seja, reservam gastos com hospedagem, lazer, transporte etc. Ou seja, a gastronomia e o turismo podem impactar diretamente o comércio e outros segmentos também.

turismo-em-minas-gerais

O que é turismo gastronômico?

Considerada a prática de deslocamento de pessoas visando o consumo e o conhecimento de culinária local, o turismo gastronômico vai muito além do consumo de alimentos. É uma prática que também envolve o conhecimento sobre a origem culinária, das tradições, significados e curiosidades de uma região. Dessa forma, é uma experiência também educativa e de aprendizado. Isso, pois movimenta, para além de restaurantes, mas também museus, espaços culturais, centro de eventos e convenções, etc.

Por isso, é uma importante fonte de preservação e de memória das tradições mineiras, pois reforça a história, as práticas realizadas, os valores guardados e também fortalece as relações, o bem-estar e o lazer do local.

Neste caso, o turismo gastronômico é a grande aposta para se pensar o desenvolvimento econômico de uma cidade, pois conecta os setores locais e pode proporcionar ganhos para os comerciantes de um município ou região.

Quer saber como a sua cidade pode potencializar o comércio juntamente com o turismo e com a gastronomia? Clique aqui e confira alguns materiais que reunimos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários