Uma frente fria está chegando ao Brasil pela região Sul e deve baixar temperaturas, provocar chuvas e até geadas em alguns locais. Enquanto a maior parte do país enfrenta um quadro de baixa umidade, as cidades gaúchas já começam a experimentar a frente fria, que deve chegar com mais força a partir de sexta-feira (26/7).
Estados do Sudeste e do Centro-Oeste também têm experimentado uma redução nas temperaturas, que deve se acentuar entre o fim de julho e o início de agosto. Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por exemplo, registrou 0,2ºC na última terça-feira (23/7) e a tendência é que os fluminenses sigam precisando de casacos nos próximos dias.
Mesmo em estados com temperatura média mais alta, como o Mato Grosso do Sul, a população deve se preparar. A expectativa é que a frente fria derrube a temperatura para menos de 10°C a partir de sábado (27/7) por lá.
A frente fria deve provocar efeitos por pelo menos 10 dias no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Além do frio, outra característica do inverno na maior parte do Brasil é a baixa umidade. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial abarcando mais de 10 estados e o DF nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A umidade nessas regiões varia entre 30% e 20%.
Mín. 18° Máx. 27°