O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (19/9) que os incêndios no país têm presença "articulada e organizada do crime".
Esta foi a fala mais categórica do governo federal atribuindo ao crime às queimadas, cuja fumaça já cobriu 60% do território brasileiro. A declaração foi dada após uma reunião no Planalto com governadores de áreas atingidas pelas queimadas, para discutir formas de combater essa crise ambiental.
O ministro evitou fazer maiores comentários, porque há investigações em andamento, mas disse que todos os governadores dos estados com queimadas disseram que há aspecto criminoso nos incêndios. Ele afirmou ainda que o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) prepara medidas para aumentar a pena para quem provoca incêndios florestais.
"As motivações podem ser diversas, mas por trás delas estão sempre intenções criminosas. E o que caracteriza diferença dos outros anos para esse é uma presença articulada e organizada do crime tocando fogo em vários lugares do país", disse a jornalistas.
Mín. 21° Máx. 25°