Se outrora enfrentou dificuldades para se afirmar no futebol brasileiro, o atacante colombiano Miguel Borja reencontrou o bom desempenho com uma das camisas mais pesadas da América do Sul: a do River Plate, da Argentina. Em grande fase dentro das quatro linhas pelos “Millonarios”, o centroavante de 31 anos é “sinal de alerta” para o Atlético nas semifinais da Copa Libertadores. Apesar disso, lida com polêmica extracampo no âmbito familiar.
Borja soma 28 gols e quatro assistências em exatos 40 jogos pelo River Plate na atual temporada. Ele balançou as redes na última sexta-feira (18/10), no empate com o Vélez Sarsfield (1 a 1) no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 18ª rodada do Campeonato Argentino.
O tento diante do Vélez encerrou a maior seca do centroavante em 2024: antes do embate contra “El Fortín”, Borja estava há cinco partidas sem marcar gols.
Este já é o segundo ano mais artilheiro da carreira do colombiano. Os 28 gols na temporada só ficam atrás dos 39 marcados em 2016 – quando despontou no Internacional Palmira-COL e conquistou a Copa Libertadores pelo Atlético Nacional-COL.
Em contrapartida ao bom momento como atleta, o artilheiro do River Plate em 2024 enfrenta problemas fora das quatro linhas. Segundo o Diário Olé, da Argentina, Borja lida com acusação de maus-tratos contra os filhos de sete e dez anos.
Ainda de acordo com o periódico argentino, a diretoria do colégio onde as crianças estudam fez denúncia às autoridades após ouvir queixas dos garotos. Ao lado da esposa, o atacante ex-Palmeiras e Grêmio prestou depoimento em 8 de outubro e negou as acusações.
Conforme o Olé, o filho mais novo do centroavante disse a uma de suas professoras que sofria de violência física e que ele e o irmão eram agredidos pelos pais “com um cinto nas pernas” quando se comportavam mal. Em meio à polêmica, Borja pretende processar o colégio por falsa denúncia.
Borja deve ser um dos titulares do River Plate no duelo contra o Atlético, a partir das 21h30 desta terça-feira (22/10), na Arena MRV, em Belo Horizonte. As equipes medirão forças em jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores.
Mín. 20° Máx. 22°