Publicidade

Tragédia de Mariana: associação quer compensação a todas as cidades de MG

Segundo presidente da AMM, todo o estado foi afetado de forma direta ou indireta

27/10/2024 às 06h22
Por: Carlos ball Fonte: em
Compartilhe:
Tragédia de Mariana: associação quer compensação a todas as cidades de MG

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinicius, defende que todos os municípios mineiros devem ser incluídos no acordo de reparação da tragédia de Mariana, Região Central de Minas. Segundo ele, os 853 municípios foram afetados economicamente pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco.

“Se todos os municípios foram impactados, todos devem ser compensados. Nosso compromisso é garantir que aqueles que sofreram perdas, mesmo que não estejam diretamente na área atingida pela lama, sejam contemplados no processo de reparação econômica”, afirmou o presidente da AMM. 

O novo acordo foi assinado, nesta sexta-feira (25/10), em Brasília. A repactuação que envolveu a União, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, prevê R$ 132 bilhões em novos recursos, sendo R$ 81 bilhões destinados a Minas Gerais

 

Foi acordado que os recursos serão destinados, de formas distintas, aos 200 municípios da Bacia do Rio Doce.

 

 

Marcos argumenta que o desastre, ocorrido em 2015, gerou impactos financeiros diretos e indiretos em todas as cidades mineiras devido à queda nos repasses do ICMS e outros prejuízos econômicos. O presidente ainda reforçou que sua prioridade é defender os interesses dos mais de 800 municípios mineiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários