Minas Gerais segue como uma das potências do esporte estudantil brasileiro. Após o encerramento do segundo bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a delegação mineira já soma 55 medalhas conquistadas nas duas etapas da competição.
O Governo de Minas acompanha de perto a delegação do estado que já se prepara para novas conquistas já a partir desta terça-feira (21/10), quando começa o terceiro bloco dos JEBs.A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Alê Portela, celebrou o desempenho da delegação mineira e destacou o papel do esporte como instrumento de transformação.
“Esses resultados mostram o quanto Minas Gerais tem avançado com políticas públicas que valorizam a formação, a disciplina e a superação dos nossos jovens. Cada medalha representa um sonho e o esforço de quem acredita no poder do esporte para transformar vidas. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes-atletas e vamos torcer ainda mais pelo time mineiro”, afirmou a secretária.
Miguel Ângelo de Oliveira foi um dos campeões do JEBs. O estudante-atleta da Escola Estadual Tomé Portes del-Rei, de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, conquistou a medalha de ouro no taekwondo (categoria +61kg).
“Estou muito feliz de ter vencido o campeonato. Tem muito tempo que me dedico para conseguir essa medalha, treinando 10 vezes por semana. Foi um momento inesquecível essa vitória”, destacou Miguel, emocionado após a conquista.
Minas no pódio
Somente no segundo bloco, realizado entre os dias 14 e 20/10, os estudantes-atletas mineiros garantiram 36 medalhas, sendo 14 no atletismo e atletismo adaptado, 10 no judô, 9 no taekwondo, 2 no ciclismo e 1 na ginástica rítmica, além de cinco troféus por equipes. O desempenho confirma o talento e o comprometimento dos jovens mineiros, que vêm se destacando em modalidades individuais e coletivas.
No primeiro bloco das competições, entre 7 e 14/10, Minas já havia conquistado 19 medalhas, sendo 13 na natação, três no badminton, duas no futsal e uma no vôlei.
O terceiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros começaram na segunda-feira (20/10) e com as modalidades de basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.
Mín. 15° Máx. 29°