Uma erosão que já escavou o aterro e ameaça engolir o acostamento e a faixa da esquerda da BR-040, na altura de Esmeraldas, na Grande BH, é um dos sintomas de falta crítica de manutenção da estrada que liga Minas Gerais a Goiás. Os 594 quilômetros foram devolvidos pela concessionária Via040 ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em agosto de 2023, mas usuários afirmam que antes disso os cuidados com a via já deixavam a desejar.
Mato alto, asfalto esburacado e erosões são obstáculos desde o Bairro Califórnia, em Belo Horizonte, até Esmeraldas. A reportagem do Estado de Minas percorreu a parte da via dentro da Grande BH para mostrar como a combinação de chuvas, manutenção precária e movimentação intensa na região deterioram a estrada em ritmo acelerado.
O rombo aberto pelas chuvas na altura do KM503, sentido Sete Lagoas, onde a rodovia passa sobre um aterro de quase 15 metros de altura acima do Bairro Esmeraldas 3 é o dano mais impressionante e perigoso. Uma voçoroca se abriu com mais de sete metros na margem da via e ameaça engolir o acostamento e a pista lenta da direita. Todo o barranco foi escavado pela água até a beira da Avenida 2.
Mín. 21° Máx. 29°