Depois de três dias de folga durante o Carnaval, os jogadores do Cruzeiro voltam aos treinos na Toca da Raposa II nesta Quarta-feira de Cinzas (5). O técnico Leonardo Jardim dará sequência aos trabalhos antes da estreia no Campeonato Brasileiro. Serão pelo menos 24 dias até o primeiro jogo na competição nacional, contra o Mirassol, no Mineirão, entre os dias 29 e 31 de março, conforme data-base divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Como ficou fora da final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro seguirá com a agenda de trabalhos em seu centro de treinamento. O departamento de futebol celeste tenta marcar novos testes contra outros clubes nesse período até a estreia no Brasileirão.
No último sábado (1º), o elenco principal do Cruzeiro venceu o time sub-20 por 7 a 0, na Toca II. A intenção da diretoria é agendar pelo menos outras três simulações de partidas. Uma dessas pode ser contra o Botafogo, outro clube da Série A que está sem calendário até o Brasileiro e contratou novo treinador nos últimos dias: o português Renato Paiva.
O departamento de futebol cruzeirense deseja confrontos com times da Elite do futebol nacional. Porém, o calendário é um empecilho, tendo em vista que as demais equipes se dividem entre campeonatos estaduais e Copa do Brasil.
Alternativa para isso seria convidar clubes da Série B ou equipes de menor potencial técnico do interior de Minas Gerais. Tudo será definido nos próximos dias, com o retorno das atividades no CT azul.
Os trabalhos de Leonardo Jardim nessa intertemporada forçada poderão sacramentar a mudança na filosofia de jogo do Cruzeiro. Ainda com resquícios do que havia sido implementado pelo antigo treinador, Fernando Diniz, o time pode ganhar nova cara com o comandante português.
Como a Itatiaia antecipou, o treinador detectou problemas físicos no elenco. O comandante terá esse período de intertemporada para tentar sanar desequilíbrios técnicos entre os atletas.
Um ponto de atenção era o volante Walace, jogador contratado “a peso de ouro” e uma grande aposta do Cruzeiro desde o ano passado.
De acordo com Pedro Lourenço, o jogador perdeu quatro quilos nos últimos meses.
“Nós temos esperança que o Jardim recupere o nosso cabeça de área, que nós trouxemos a preço de ouro. O Jardim tem conversado muito com ele. Ele (Walace) já perdeu quatro quilos desde que o Jardim chegou. Ele tem conversado mesmo com o cara. Olha, pra jogar, vai ter que chegar nesse ponto”, relatou Pedrinho, ao programa Os Donos da Bola, da TV Band Minas, na semana passada.
O técnico Leonardo Jardim completou um mês de Cruzeiro nessa terça-feira (4). Apesar de pouco tempo, o treinador já passou por experiências intensas no comando técnico celeste.
Jardim indicou uma contratação. Pediu a chegada de um atacante para jogar na beirada de campo. O pedido foi atendido com Wanderson, ex-Internacional.
O treinador ainda não venceu no comando do Cruzeiro. Em três jogos até aqui, perdeu um e empatou outros dois.
Ele estreou com derrota para o Democrata-GV (2 a 1), em Sete Lagoas, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Depois, empatou com o América por 1 a 1 em duas oportunidades, na semifinal estadual. Nos pênaltis, acabou ficando fora da final.
O português também viu alguns jogadores saírem do Cruzeiro em busca de mais rodagem em outros clubes. O atacante Tevis e o volante Fabrizio Peralta foram para o Athletico-PR. Em contrapartida, o zagueiro Mateo Gamarra veio do Furacão para compor elenco.
Outras definições importantes aconteceram com os laterais Marlon e William. A dupla permaneceu no clube, após se reunir com Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste.
Ambos estão em momento ruim tecnicamente e foram especulados em Grêmio e Internacional, respectivamente.
O meia-atacante Matheus Pereira também encerrou uma novela. O camisa 10 recebeu proposta do Zenit, da Rússia, mas rechaçou a oferta no dia do fechamento da janela russa. Com isso, permaneceu no Cruzeiro, pelo menos até o meio do ano.
Matheus Pereira se envolveu em polêmicas após revelar que havia pedido para deixar o Cruzeiro se chegasse proposta de clube europeu.
Mín. 20° Máx. 31°