Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estavam presos há nove meses no espaço, pousaram na Terra em segurança nesta terça-feira (18) e desembarcaram da cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, enviada para resgatá-los.
Os dois foram recebidos por uma equipe de médicos e vão passar por uma avaliação de saúde ainda nesta terça. Desde junho de 2024, os astronautas estão ‘presos’ no espaço. Ambos deveriam embarcar na Estação Espacial Internacional (ISS), mas, devido às dificuldades de embarcar à ISS, a volta foi sendo adiada pela Nasa. Inicialmente, a missão dos astronautas deveria durar apenas oito dias, mas se estendeu por nove meses.
Por volta das 19h, a cápsula pousou de paraquedas na costa da Flórida, no Oceano Atlântico, com sucesso. Durante o resgate da cápsula, foi possível ver um grupo de golfinhos nadar ao redor da cápsula. “O pouso foi espetacular. As condições foram perfeitas”, disse Jaden Jennings, porta-voz da Nasa.
Os dois astronautas foram resgatados pelo colega da Nasa, Nick Hague, e pelo cosmonauta russo, Aleksandr Gorbunov. Hague e Gorbunov chegaram a ISS em setembro e trabalharam desde então no resgate de Williams e Wilmore.
Os astronautas foram para a missão de resgate a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX, originalmente planejada para quatro pessoas. A Nasa optou por enviá-la ao espaço com apenas duas pessoas para sobrar dois espaços vazios para acomodar Williams e Wilmore na volta para casa.
Mín. 22° Máx. 29°