A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita para o cargo de presidente do Novo Banco do Desenvolvimento, conhecido como o banco dos Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A confirmação da reeleição foi feita pela própria Dilma, durante um evento do bloco econômico em Pequim, neste domingo (13).
Dilma foi eleita para o cargo em março de 2023, e deixaria a posição em julho deste ano. Com a reeleição, o mandato foi estendido para um período adicional, segundo ela. Fui reeleita. “Eles indicaram e o ‘board’ aprovou por unanimidade”, afirmou, sem especificar a duração da extensão.
A ex-presidente fez uma avaliação positiva de sua gestão à frente do banco até o momento. “Esse banco não tomava empréstimos havia 16 meses. Agora estamos bem”, afirmou. Rousseff foi decisiva para a aproximação entre o Brasil e a China, desde novembro do último ano, quando Xi Jinping, presidente chinês, visitou o país.
Dilma também falou sobre o período em que esteve internada na China, no mês passado. A ex-presidente revelou que foi diagnosticada com neurite vestibular, uma inflamação em um nervo do ouvido que afeta o equilíbrio. Ela contou como foi lidar com o quadro e disse estar recuperada. "É um vírus parecido com o da gripe, mas ele te joga no chão”, disse. “Você não tem o que fazer. Tem que esperar ele morrer”, afirma.
Mín. 18° Máx. 27°