Uma idosa de 69 anos caiu em um golpe sofisticado envolvendo falsos assistentes sociais e empréstimos consignados fraudulentos. O caso aconteceu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e chama atenção para uma nova modalidade de crime que tem afetado pessoas vulneráveis, especialmente idosos.
Segundo o relato da vítima, identificada como Dona Lúcia, dois indivíduos se apresentaram em sua residência como assistentes sociais, oferecendo uma cesta básica. Usando máscaras cirúrgicas para cobrir parcialmente seus rostos e vestindo camisas brancas com a inscrição ‘Natal Solidário’, o casal de criminosos conseguiram ganhar a confiança da idosa.
Os golpistas também conseguiram acesso aos documentos pessoais da vítima e realizaram um empréstimo consignado em seu nome no valor de R$ 25 mil. O empréstimo foi dividido em 96 parcelas de R$ 530, um valor que compromete significativamente a renda da aposentada, que recebe apenas um salário mínimo.
Dona Lúcia fez um apelo à população: ‘Eu gostaria de fazer um alerta para que a população não aceite ninguém se oferecendo como assistente social ou do CRAS em sua casa’, disse à Itatiaia.
Ela ressalta a importância de não fornecer documentos ou informações pessoais a estranhos, mesmo que pareçam ser de instituições confiáveis.
Mín. 22° Máx. 31°