O Cruzeiro enfrenta o São Paulo neste domingo (13), às 17h30 (de Brasília), no estádio Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os bastidores inflamados e em má fase, o time celeste tentará se recuperar dos últimos resultados negativos.
O técnico Leonardo Jardim será obrigado a mudar o time titular na partida contra o Tricolor Paulista. O treinador tem duas ausências certas: o zagueiro Jonathan Jesus e o volante Matheus Henrique.
O defensor cumprirá suspensão automática pela expulsão na derrota por 3 a 0 para o Internacional, na segunda rodada do Brasileiro. Lance que virou polêmica pela ação da equipe de arbitragem, afastada pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por isso, o camisa 34 não estará disponível.
Para o setor, Jardim poderá optar pelo paraguaio Mateo Gamarra ou o argentino Lucas Villalba. Correm por fora os jovens Bruno Alves e Janderson. A dupla passou a integrar o elenco principal recentemente, mas seguem com compromissos na equipe sub-20.
Já Matheus Henrique está indisponível por ter passado por cirurgia no menisco do joelho direito, lesionado no começo da partida contra o Mushuc Runa-EQU, na segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Os volantes Walace, Lucas Silva, Christian, Eduardo, Rodriguinho e Murilo Rhikman são as opções de Jardim para o confronto com o Tricolor Paulista.
A equipe de Leonardo Jardim não vence há três partidas, duas pela Copa Sul-Americana (Unión de Santa Fé-ARG e Mushuc Runa-EQU) e uma pelo Brasileirão (Internacional). Para tentar mudar esse cenário, um dos primeiros passos será não tomar gols, algo que tem sido difícil até aqui na temporada.
Em todos os jogos sob o comando de Jardim o Cruzeiro sofreu gols. No entanto, a defesa tem sido problema antes mesmo da chegada do português.
No Campeonato Mineiro, a equipe foi vazada contra Athletic, Betim, Itabirito, Uberlândia, América-MG ( em três oportunidades), Atlético e Democrata GV. Na Copa Sul-Americana, levou gols para o Unión Santa Fé e o modesto Mushuc Runa). No Brasileirão, apesar da vitória, sofreu gol para o Mirassol, e foi goleado pelo Internacional.
Dos 17 jogos do Cruzeiro em 2025, em apenas dois o time não sofreu gols. No empate em 0 a 0 com o Atlético, durante a Inter & Co Soccer Week, nos Estados Unidos, e na estreia do Campeonato Mineiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, no Mineirão.
Mín. 22° Máx. 31°