Em meio a movimentações para as eleições de 2026, o presidente do PL em Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, elogiou o governador do estado, Romeu Zema (Novo), dizendo que os dois ‘lutam pelas mesmas pautas’.
À Itatiaia, o parlamentar afirmou que o campo ideológico da direita precisa de união para ‘derrotar a esquerda’.
Recentemente, Zema marcou presença no palanque do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma manifestação em São Paulo que pede anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Sávio ressaltou a participação conjunta de Zema em eventos promovidos pelo Partido Liberal, evidenciando a sintonia entre as lideranças.
“O governador Zema estava conosco no palanque pela anistia. Estávamos juntos lá. É uma grande liderança, e isso mostra que [a anistia] não é uma questão partidária. Temos vários partidos lutando pela anistia. Quando lutamos pelas mesmas pautas, temos grandes chances de garantir um futuro melhor para Minas e para o Brasil”, afirmou Domingos Sávio.
O dirigente do PL enfatizou a necessidade de formar coligações com partidos de centro-direita e direita, visando fortalecer uma frente política alinhada ideologicamente.
“Busco ser conciliador, mas tenho lado. Não sou radical, mas tenho lado. Precisamos caminhar com a centro-direita e a direita — não com a esquerda que namora e defende o socialismo. O liberal respeita a livre iniciativa”, avaliou o deputado.
Domingos Sávio também mencionou a importância de incluir diversas siglas nessa coalizão, destacando nomes como Zema e seu vice, Mateus Simões. “Precisamos construir uma aliança para o governo de Minas. Zema e Mateus cabem nela. União Brasil, Progressistas, PL, Republicanos — todos cabem. Mas cabem PT, PCdoB, PSOL e todos aqueles que defendem a reeleição do Lula? Não”, disse o parlamentar.
O governador Romeu Zema ainda não definiu qual será seu posicionamento nas eleições presidenciais do ano que vem. Ele já disse que pretende atuar no pleito, seja como candidato ou vice, para se colocar como figura de combate ao PT.
Zema também tem indicado que pretende apoiar seu vice, Mateus Simões, como candidato ao governo de Minas Gerais nas próximas eleições.
Mín. 21° Máx. 28°