Apenas uma das 41 marcas de creatina analisadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi aprovada em todos os critérios testados: a da Atlhetica Nutrition, fabricado pelo fabricante ADS Laboratório Nutricional LTDA.
Foram analisados o teor da creatina, a adequação da rotulagem e a presença de matérias estranhas nos produtos. A lista dos suplementos alimentares pesquisados foi divulgada nessa quarta-feira (23) pelo órgão. (Veja as marcas reprovadas abaixo).
Conhecida entre os amantes da academia, o consumo da substância tem se popularizado cada vez mais. Mas o que é creatina?
A substância é produzida naturalmente pelo corpo e tem papel essencial na produção e no fornecimento de energia para as células. Formada por três aminoácidos (glicina, metionina e arginina), ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como peixes e carnes vermelhas.
De acordo com a nutricionista esportiva Gabriela Mieko, do Espaço Einstein de Reabilitação e Esporte, conseguimos obter cerca de 1g a 2g de creatina por dia pela alimentação - quantidade que não é suficiente para quem deseja aumentar a massa magra e a força.
Mín. 21° Máx. 29°