A cidade de Cordisburgo, berço de João Guimarães Rosa, localizada na região Central de Minas, será palco literário durante a 37ª Semana Rosiana, que começa neste domingo (6) e vai até 13/7, no Museu Casa Guimarães Rosa, com entrada gratuita (algumas atividades requerem inscrição prévia).
A pequena cidade de 8 mil habitantes recebe apaixonados pela literatura do autor de todo o país, conhecidos como rosianos, com o tema “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”.
O evento promove uma reflexão profunda sobre a relação entre humanos, animais e paisagens na obra do escritor mineiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, e convida o público a explorar as camadas simbólicas de Guimarães Rosa, em que animais e paisagens não são meros cenários, mas agentes da narrativa.
A programação inclui debates, narração de histórias, caminhadas ecoliterárias, oficinas, exposições e shows, além da tradicional feira gastronômica com sabores mineiros, e propõe diálogos sobre identidade, memória e existência, inspirando-se em personagens como Riobaldo e Diadorim, cujas trajetórias se entrelaçam com o sertão e seus bichos.
A Semana Rosiana tem realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Museu Casa Guimarães Rosa, espaço que preserva a história do autor, da Prefeitura de Cordisburgo e da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.
Criada em 1980 pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, a Semana Rosiana consolidou-se como um marco cultural, atraindo pesquisadores, artistas e turistas para a cidade. Além de difundir a literatura rosiana, o evento movimenta a economia local e destaca as riquezas de Cordisburgo, como a Gruta do Maquiné, um dos cenários naturais mais impressionantes do mundo, e o Museu Casa Guimarães Rosa.
Mín. 13° Máx. 26°