Dados da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2), mostram que a maior parte dos brasileiros avalia o governo do presidente Lula (PT) como negativo.
O levantamento aponta que 40% dos entrevistados acreditam que o presidente faz uma gestão ruim ou péssima. Enquanto isso, 29% consideram a gestão ótima ou boa. Outros 29% classificam o terceiro mandato do petista como regular. Já 1% não soube responder.
Foram entrevistados 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, em 130 cidades diferentes, entre os dias 29 e 30 de julho — período marcado pelo impasse comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na última pesquisa, o presidente tinha 28% de aprovação e os mesmos 40% de avaliações como “ruim ou péssima”. Os que consideravam o governo “regular”, no entanto, eram 31%.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se aprovam ou não o trabalho de Lula como presidente da República:
Entre os evangélicos, a avaliação negativa do presidente subiu de 50% em junho para 55% em julho.
A avaliação positiva oscilou negativamente um ponto percentual, passando de 19% para 18%.
A pesquisa mostra ainda que Lula segue com maior desaprovação entre o eleitorado de classe média baixa (62%), mais rico (57%), evangélico (55%), sulista (51%), mais instruído (49%) e com idade entre 35 e 44 anos (48%).
Apesar dos dados desfavoráveis ao governo, segundo o levantamento do Datafolha, no mesmo momento de mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentava taxas piores que as de Lula. Após dois anos e oito meses de governo, Bolsonaro tinha 24% de aprovação e 51% de rejeição.
Mín. 13° Máx. 27°