Com time recheado de reservas, por necessidade e também por opção do técnico Cuca, o Atlético cometeu muito erros e não conseguiu arrancar pontos do São Paulo neste domingo (24). O jogo, disputado no Morumbis e válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória dos donos da casa, por 2 a 0. O gols foram marcados por Pablo Maia e Tapia.
Com o resultado, os mineiros seguiram com 24 pontos e caíram uma posição e figuram na 12ª. O Tricolor, por sua vez, chegou aos 32 e seguiu na sétima colocação.
O Galo volta a campo na próxima quarta-feira (27), mas pela Copa do Brasil. A partir das 19h30 (de Brasília), encara o Cruzeiro na Arena MRV, em Belo Horizonte, na partida de ida das quartas de final do torneio nacional.
Para o confronto na capital paulista, segundo do returno da competição mais importante do país, o técnico Cuca teve desfalques importantes. Entre eles, o atacante Hulk, suspenso. Além disso, ele poupou outros pensando no clássico.
De olho no duelo com a Raposa e também pelos desfalques, Cuca mudou 90% da estrutura da equipe. Gabriel Menino atuou na lateral direita, Caio Paulista na esquerda; Fausto Vera, Igor Gomes, Reinier e Júnior Santos também começaram.
Segundo o São Paulo, Lucas ficou fora do jogo para seguir cronograma individualizado para fortalecimento e controle de carga. “O camisa 7 vem em processo de reabilitação após estiramento na cápsula posterior do joelho direito”, comunicou o clube.
A ideia do Tricolor Paulista é ter o camisa 7 em boas condições para o mata-mata da Copa Libertadores, contra a LDU. Lucas havia entrado no segundo tempo das últimas quatro partidas, somando todas as competições.
Os primeiros 45 minutos (mais acréscimo) de bola rolando no Morumbis foram bem movimentados. Apesar de atuar sem o time-base, o Atlético teve controle das ações no início da partida, criando oportunidades e podendo sair à frente no marcador. Porém, sem sucesso.
Aos 22, veio o castigo. Após grande jogada, Pablo Maia superou o goleiro Everson e fez para os donos da casa.
Nos minutos seguintes, o Tricolor soube segurar o ímpeto dos mineiros e foi melhor; até com chances de ampliar. Aos 46, o Galo deixou tudo igual. Vitor Hugo, de cabeça, estufou a rede. Contudo, com auxílio do VAR, o árbitro confirmou a marcação do auxiliar, que apontou impedimento.
Para tentar melhorar o rendimento do time, Cuca acionou Gustavo Scarpa, Natanel, Alexsander e Biel. Porém, nem as mudanças foram capazes de mudar o cenário na capital Paulista.
Tranquilo com a vantagem, sabendo controlar as ações e dando trabalho para Everson, o São Paulo foi melhor na volta do intervalo. Nervoso e improdutivo, o Atlético pouco fez e fez do goleiro Rafael mero espectador.
Aos 33 minutos, após grande jogada de Luciano, que entrou muito bem no jogo, Tapia aproveitou cruzamento de Cédric e fez o segundo, colocando números finais à partida.
Aos 47, Scarpa bateu falta com bastante perigo. A bola, caprichosamente, acertou o travessão de Rafael.
Rafael; Cédric, Ferrresi, Alan Franco, Sabino e Enzo Díaz; Marcos Antônio (Rodriguinho), Bobadilla e Pablo Maia; Ferreira (Luciano) e André Silva (Tapia). Técnico: Hernán Crespo.
Mín. 18° Máx. 30°