O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu anunciar na quarta-feira (29/5) o maior pacote do governo federal para combater os efeitos do desastre climático no Rio Grande do Sul.
O anúncio ocorrerá em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), do presidente do Incra, César Aldrighi, e do presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera.
O pacote, segundo relatos de integrantes do governo, será de mais de R$ 10 bilhões de linha de crédito para empresas afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul com faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões, como mostrou a Folha de S.Paulo na última sexta.
O governo vinha acertando ajustes finais, e o martelo foi batido em reuniões no Planalto nesta terça. Outras propostas também serão anunciadas.
"Agora há pouco nós aprovamos, para anunciar amanhã (quarta), o maior pacote de enfrentamento aos desastres climáticos para atender as pessoas do Rio Grande do Sul. Cumprindo a promessa que dissemos: vamos ajudar a reconstruir o Sul", disse Lula, no X, antigo Twitter.
Mín. 20° Máx. 22°