O Cruzeiro viveu uma noite de altos e baixos nesta segunda-feira (19/8). Após a derrota para o Boca Juniors, no Bombonera, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o que se esperava era uma reação rápida da equipe celeste diante do Vitória, para dar confiança e elevar o moral antes da partida de volta do torneio internacional. No entanto, o que se viu em campo foram atuações completamente distintas nos dois tempos. Os mineiros foram completamente dominados pelos baianos na etapa inicial, mas buscaram o empate por 2 a 2, no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.A Raposa optou por poupar cinco titulares já visando o compromisso pela Sul-Americana. A ausência mais sentida foi a do lateral-direito William, que sequer foi relacionado. Com isso, Fernando Seabra precisou variar a formação tática e improvisar Ramiro na função. Matheus Pereira também foi preservado e iniciou o jogo no banco de reservas. Mas a mudança que fez a diferença para os celeste foi a entrada de Juan Dinenno.
O centroavante argentino saiu do banco para marcar os dois gols do Cruzeiro no segundo tempo. O crescimento de produção dos mineiros se deu após a expulsão de Neris, aos 40 minutos da etapa inicial, quando os mandantes venciam por 2 a 0. O ex-zagueiro celeste perdeu a bola na entrada da área e trocou uma possibilidade de finalização de Kaio Jorge pelo cartão vermelho.
Seabra então lançou o time ao ataque em busca do empate e colheu resultados. Dinenno balançou a rede do Leão aos 31′, em bela cabeçada. Sete minutos depois, voltou a comemorar ao mandar a bola no ângulo esquerdo.
Com o empate, o Vitória chegou aos 22 pontos e saiu da zona de rebaixamento. Os baianos subiram para a 16ª colocação, empurrando o Corinthians para o Z4. O Leão tem duas vitórias a mais do que o adversário paulista (seis contra quatro) e por isso está à frente na tabela.
Por sua vez, o Cruzeiro permaneceu estagnado na sétima posição, com 37. A pontuação não foi suficiente para voltar à zona de classificação à Copa Libertadores de 2025. A distância para o São Paulo (último time dentro do G6), é de um ponto.
O Vitória voltará a campo para duelar com o São Paulo. Os adversários se enfrentarão no domingo (25/8), às 18h30, no Morumbis, na capital paulista, pela 24ª rodada da Série A.
Já o Cruzeiro concentra suas atenções para o principal compromisso da temporada. O time celeste enfrentará o Boca Juniors nesta quinta-feira (22/8), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Por ter perdido por 1 a 0 para o adversário argentino na Bombonera, em Buenos Aires, na partida de ida, a Raposa precisa vencer o por, no mínimo, um gol de diferença para avançar diretamente às quartas de final. Um triunfo por um tento de vantagem levará a disputa da vaga para os pênaltis.
Depois do duelo decisivo, o Cruzeiro terá pela frente o Internacional pelo Brasileirão. As equipes medirão forças no domingo (25/8), às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pela 24ª rodada.
Mín. 20° Máx. 22°