Motivado com a volta do jogo contra o São Paulo para o Mineirão, o Cruzeiro quer fazer valer o esforço da diretoria e emplacar mais uma vitória para se manter no G6 do Campeonato Brasileiro. Depois de derrotar o Atlético-GO por 3 a 1 dentro de casa, a Raposa terá um confronto direto com o Tricolor Paulista neste domingo (15/9), às 18h30, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada.
O duelo será decisivo na briga pelas primeiras posições na tabela da competição. Cruzeiro e São Paulo estão empatados em números de pontos (41). O time celeste está acima, em quinto lugar, por ter melhor saldo de gols: oito, contra sete da equipe paulista, que ocupa a sexta colocação.
Nesta rodada, o Cruzeiro tem como objetivo entrar na zona de classificação direta à Copa Libertadores de 2025. Contudo, o desafio não será nada fácil, já que, além de vencer seu jogo, precisa torcer por uma derrota do Flamengo (4º, com 44 pontos) e encurtar a distância no saldo de gols – que é de 11, contra oito dos mineiros.
O Rubro-Negro enfrentará o Vasco (9º, com 34), no Maracanã, no Rio de Janeiro, no mesmo dia e horário da partida do Cruzeiro.
A reportagem de No Ataque traz abaixo os cenários para o time comandado pelo técnico Fernando Seabra conforme o resultado no Gigante da Pampulha.
A Raposa chegará aos 44 pontos caso vença o São Paulo. No melhor dos cenários, poderá subir para a quarta posição. No entanto, será preciso que o Flamengo perca para o rival.
Além disso, o Cruzeiro terá que tirar três gols de saldo para ultrapassar o concorrente direto. Um revés da equipe carioca por um tento de diferença obrigaria o time estrelado a construir uma vantagem de dois gols para subir na tabela.
Se o Flamengo vencer ou empatar, o Cruzeiro não sairá da quinta posição nem mesmo com a vitória.
Em caso de empate dentro de casa, o Cruzeiro também permanecerá no G6 do Brasileirão. Isso porque o time mineiro chegaria a 42 pontos e manteria a frente em relação ao São Paulo, que terá a mesma pontuação.
Entretanto, a Raposa poderá cair para a sexta posição em caso de triunfo do Bahia (7º, com 39 pontos) sobre o Atlético (10º, com 33), no domingo (15/9), às 18h30, na Fonte Nova, em Salvador. Para que isso ocorra, o Tricolor de Aço precisará ter mais saldo de gols do que o Cruzeiro. Atualmente, essa diferença é de apenas um.
Se Cruzeiro e Bahia empatarem nesse critério, o fator que definirá a posição entre os clubes será o número de gols marcados. Ambas as equipes têm igualdade nesse quesito, com 34 para cada.
Porém, se essa combinação não ocorrer, o Cruzeiro seguirá na quinta posição da Série A.
Já uma derrota para o São Paulo poderá deixar o Cruzeiro fora do G6. A Raposa ficaria com os mesmos 41 pontos, veria o time paulista chegar aos 44 e ultrapassá-la.
A situação poderá ficar crítica caso o Bahia derrote o Atlético. O Tricolor de Aço se juntaria ao São Paulo no grupo de classificados à Libertadores, empurrando o Cruzeiro para o sétimo lugar.
Na melhor das hipóteses, o Cruzeiro terminará a rodada na sexta posição mesmo com a derrota, desde que o Bahia não vença seu compromisso.
Mín. 24° Máx. 37°