Em campanha surpreendente no Campeonato Brasileiro, ao considerar as previsões do início do ano, o Cruzeiro sonha com vaga na Copa Libertadores de 2025. Além de tentar acesso pelo Campeonato Sul-Americano, a Raposa tem chances consideráveis de se classificar via Série A.
O Cruzeiro ocupa a oitava colocação na tabela de classificação, com 43 pontos – 12 triunfos, sete empates e nove resultados negativos. O time não convence desde a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, no início de agosto, pela 21ª rodada. No período, acumula apenas uma vitória, cinco empates e dois tropeços.Principalmente pelo desempenho recente nada confortável na Série A, Fernando Seabra foi demitido do comando técnico celeste. A diretoria apostou em Fernando Diniz, que soma dois jogos e dois empates – 1 a 1 com o Libertad, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, e 1 a 1 com o Vasco, pela 28ª rodada do Brasileiro.
Vagas pelo Brasileiro
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Cruzeiro jogar o maior torneio do continente no próximo ano via Campeonato Brasileiro é de 28,7%.
Com base nos cálculos da UFMG, sete clubes têm chances maiores: Botafogo (99,95%), Palmeiras (99,89%), Fortaleza (99,67%), São Paulo (74,1%), Flamengo (68,1%), Internacional (65,3%) e Bahia (52). Na tabela da Série A, os times mencionados ocupam a primeira, a segunda, a terceira, a quinta, a quarta, a sétima e a sexta posição, respectivamente.
O Brasileiro distribui seis vagas para a Libertadores. As quatro melhores equipes se classificam direto à fase de grupos do torneio continental em 2025. A quinta e a sexta jogam as qualificatórias.
Evidentemente, caso os vencedores da Copa do Brasil, da Sul-Americana e da própria Libertadores encerrem o Brasileiro no G6, mais vagas serão abertas.
O Cruzeiro volta a entrar em campo pelo Brasileiro já nesta quinta-feira (3/10), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada.
O Cruzeiro também pode jogar a Libertadores se conquistar o título da Sul-Americana. A Raposa está na semifinal da competição, a, portanto, três jogos da taça.
O jogo de ida contra o Lanús está marcado para 23 de outubro (uma quarta-feira), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida de volta será exatamente uma semana depois, em 30 de outubro, no Néstor Díaz Pérez, em Buenos Aires, na Argentina.
Mín. 24° Máx. 37°