O senador Cleitinho (Republicanos) pediu ao presidente Lula (PT), por meio das redes sociais, que vete o projeto que aumenta o número de deputados na Câmara Federal, aprovado pelo Congresso no final de junho.
Em vídeo publicado nesta última terça-feira (1º), o parlamentar segurou uma placa questionando o que 531 deputados(número proposto pelo texto aprovado) fariam de diferente que 513 não conseguem fazer. “Se o Lula vetar o projeto, ele volta para o Congresso Nacional, e aí vamos conhecer quem é quem. Quem é deputado federal e quem é senador que está a favor do povo. Se derrubarem esse veto do presidente, vocês podem ter certeza de que todo o Congresso é inimigo do povo”, disse o senador.
Em outro vídeo, publicado nesta quinta-feira (3), o senador pediu ajuda ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para alertar o presidente. Cleitinho também se comprometeu a ajudar no combate aos altos salários de juízes e promotores, caso o Executivo envie alguma proposta nesse sentido.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) que amplia o tamanho das bancadas, criando 18 novas cadeiras, foi aprovado com o placar de 361 votos favoráveis, 36 contrários e 30 abstenções.
A proposta, no entanto, ainda depende da sanção do presidente Lula.
Se sancionada, a mudança valerá a partir da legislatura de 2027.
Segundo a Mesa Diretora da Câmara, a criação de cada vaga de deputado poderá gerar um impacto anual de cerca de R$ 3,6 milhões. No total, o custo seria de R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos. O valor, no entanto, já estaria incluído no orçamento da Casa Baixa.
Mín. 14° Máx. 26°