O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu duramente nesta segunda-feira (7) à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar os países que se alinharem ao Brics e disse achar a atitude equivocada.
“Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também”, declarou o petista em entrevista a jornalistas após a cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro.
Lula cobrou respeito à soberania dos países e disse que há outras formas de dialogar com as outras nações.
“Tem outras coisas e outros fóruns para um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países. As pessoas têm que aprender que respeito é bom. Respeito é muito bom. A gente gosta de dar e gosta de receber. E é preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz”, finalizou.
Em publicação na sua rede social, Truth Social, na noite de domingo (6), Trump ameaçou com um novo “tarifaço”, de 10%, os países que se alinharem "às políticas antimericanas” do Brics. “Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu o republicano.
O grupo formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul agora é composto outros 6 países.
Mín. 12° Máx. 26°