O secretário de estado de Donald Trump, Marco Antonio Rubio, publicou no X (antigo Twitter), na noite desta sexta-feira (18), que irá revogar o visto de Alexandre de Moraes, seus familiares e aliados. Segundo ele, a decisão se deu após “a caça às bruxas política conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil contra Jair Bolsonaro”.
Marco Rubio se refere à ação da Polícia Federal, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Bolsonaro, na manhã desta sexta (18), autorizados por Alexandre de Moraes, ministro do STF. Segundo ele, tal ação “criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não apenas viola os direitos básicos dos brasileiros, mas também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos”.
As medidas cautelares adotadas durante a ação implicam desde tornozeleira eletrônica a restrição de redes sociais, o que gerou diversas questões. No entanto, as medidas foram adotadas sob jurisprudência.
No entanto, o secretário diz que “ficou claro” que a administração de Alexandre “responsabilizará estrangeiros que censuram manifestações protegidas pela lei nos EUA. “Por isso, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes e de seus aliados no Tribunal, assim como dos membros imediatos de suas famílias”, diz ele ao encerrar a nota.
Mín. 15° Máx. 27°