O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar nesta sexta-feira (18) que, caso tenha condições, pretende disputar a reeleição em 2026 para não entregar o país para a oposição, que classificou como um “bando de malucos”.
“Eu quero dizer para vocês o seguinte, não se preocupe, eu vou fazer 80 anos de idade. Se eu estiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza que eu serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país”, disse o petista durante um evento no Ceará para liberação de recursos da ferrovia Transnordestina.
“Eu não vou entregar esse país de volta àquele bando de malucos que quase destrói esse país nos últimos anos. Podem estar certos disso. Podem estar certos disso. Eles não voltarão. Eles não voltarão”, completou.
Apesar da declaração, Lula afirmou que só deve decidir sobre a candidatura no ano que vem.
Não é a primeira vez que o presidente sinaliza para a possibilidade de tentar um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto. Em junho, durante o congresso nacional do PSB, ele afirmou que se estivesse “bonitão”, a “extrema direita” não voltaria.
“Podem ter certeza de uma coisa, se eu estiver bonitão do jeito que eu estou, apaixonado do jeito que eu estou, e motivado do jeito que eu estou, a extrema direita não volta a governar esse país”, declarou Lula à época.
Mín. 15° Máx. 27°