O cantor, compositor e pai de Preta Gil, Gilberto Gil, divulgou que ele e sua família estão cuidando dos procedimentos para a repatriação do corpo da cantora ao Brasil. Preta morreu neste domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos, em decorrência de um câncer.
A cantora estava nos EUA para um tratamento experimental, após ser diagnosticada com câncer no intestino em 2023. Durante o tratamento, ela passou por cirurgias, sessões de quimioterapia e usava uma bolsa de colostomia.
Na postagem, Gilberto Gil diz que a família passa por um “momento difícil” e pede a compreensão de todos. “Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, completou.
Nos EUA, a artista viajava para Washington, onde era atendida em um centro médico especializado.
Preta Gil fez sua última aparição em um show emocionante durante a turnê ‘Tempo Rei’, de seu pai, no dia 26 de abril. Antes da apresentação, o veterano, com muito carinho, a chamou: “Vem, Pretinha”, e a artista subiu ao palco, toda de branco, sendo amparada por sua irmã, Nara Gil, e pela nora de Gil, Mariá Pinkusfeld, backing vocal da banda.
Preta é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, que foi a terceira esposa do cantor. A cantora teve Maria e Pedro como irmãos; este último morreu em um acidente de carro em 1990, quando Preta tinha 15 anos.
Além desses dois irmãos, Preta Gil tem mais cinco: Nara e Marília – do casamento de Gilberto Gil com Belina de Aguiar – e Bem, José e Bela Gil – da relação do cantor com Flora Gil.
A cantora já foi casada com o ator Otávio Muller, pai de seu único filho, Francisco Gil, que é pai da única neta de Preta, Sol de Maria. Ela também foi casada com Rafael Dragaud e namorou o ator Caio Blat. Já em 2009, se casou com Carlos Henrique Lima. Mais tarde, namorou Rodrigo Godoy, com quem teve uma separação conturbada. Por fim, a cantora chegou a ter uma “amizade gostosa”, como definiu o relacionamento com Danrlei Orrico, conhecido como ‘O Kanalha’.
Preta Gil descobriu um câncer no intestino em janeiro de 2023 e, após tratamento, celebrou a cura da doença em dezembro do mesmo ano. No entanto, em agosto de 2024, ela revelou que o câncer havia voltado, em quatro regiões do corpo.
No mesmo mês, Preta voltou a fazer quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde vinha acompanhando a doença desde o diagnóstico. Porém, algum tempo depois, afirmou que o segundo tratamento não surtiu o efeito esperado.
A cantora passou por uma cirurgia de 21 horas no dia 19 de dezembro. No dia 31, contou que recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já em 26 de janeiro, Preta disse que estava se recuperando bem da cirurgia e que usaria a bolsa de colostomia definitiva — ou seja, para sempre.
Recentemente, durante participação especial no programa ‘Domingão com Huck’, da TV Globo, a filha de Gilberto contou como era o tratamento realizado nos Estados Unidos.
Mín. 15° Máx. 27°