
O Governo de Minas lançou o Plano Estadual de Comércio Exterior de Minas Gerais, documento em que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) apresenta os potenciais do comércio internacional para o estado e propõe políticas públicas junto à iniciativa privada.
O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, apresentaram, nesta traça-feira (30/9), em Belo Horizonte, o plano que estabelece uma série de objetivos a serem alcançados, como a redução da dependência econômica do mercado interno e de mercados internacionais específicos, além de indicar ações para desburocratizar as operações de exportação e importação, por exemplo.
Para alcançar estas metas, o documento propõe ações como ampliar a divulgação das oportunidades de negócios internacionais, aumentar o número de missões comerciais para mercados estratégicos, realizar capacitações, atrair eventos de negócios internacionais e promover a cultura exportadora em eventos do setor produtivo.Ações que geram resultados
O aumento da participação das empresas mineiras nas exportações é um dos principais resultados esperados com o plano. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em 2024, 2.754 empresas mineiras participaram de exportações. As MEs (Microempresas) e os MEIs (Microempreendedores Individuais) vêm apresentando um crescimento significativo, especialmente a partir de 2019.
Mín. 15° Máx. 29°