Publicidade

MG: sobe para 90 o número de cidades em emergência pela dengue; veja lista

Em comparação à lista divulgada em 16 de fevereiro pelo governo, quando eram 48 municípios, os números aumentaram 87,5% em oito dias

24/02/2024 às 06h54
Por: Carlos ball Fonte: em
Compartilhe:
MG: sobe para 90 o número de cidades em emergência pela dengue; veja lista

Além de Belo Horizonte, 89 municípios decretaram emergência em saúde pública em decorrência da dengue, conforme atualização divulgada nesta sexta-feira (23/2) pela SES-MG. Os alertas também consideram outras arboviroses, como chikungunya e zika. Nas últimas 24 horas, seis novos locais entraram no levantamento. Em comparação à lista divulgada em 16 de fevereiro, quando eram 48 municípios, os números aumentaram em 87,5% em oito dias. (veja lista atualizada de cidades no fim da reportagem).

Os últimos municípios a integrar a listagem da SES-MG foram: Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Materlândia e Coluna, no Vale do Rio Doce; Catas Altas e Santa Cruz de Minas, na Região Central; e Engenheiro Navarro, no Norte do estado. Apesar de terem sido considerados pelo estado apenas hoje, os decretos foram sancionados no fim de janeiro e no início de fevereiro. A capital mineira, especificamente, está em situação de emergência desde sábado (17/2).

De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, da SES-MG, até esta sexta-feira (23/2) foram registrados em Minas Gerais 286.002 casos prováveis de dengue. Desse total, há 99.035 confirmações para a doença. Até o momento, foram 32 óbitos confirmados por dengue no estado e 166 estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, o governo confirma 31.495 casos prováveis da doença, dos quais 20.150 estão confirmados. Há seis óbitos por chikungunya em Minas, e mais 21 estão em investigação. Somente os dados relativos ao vírus zika não foram atualizados. Até a última segunda-feira (19/2), havia 54 casos prováveis e seis já confirmados. Não há registros de óbitos ou suspeitas sendo investigadas.

 

Decreto

 

Em 27 de janeiro, o Governo de Minas publicou um decreto de emergência em saúde que autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção da epidemia, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, além da contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários