O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou a Jair Bolsonaro (PL) a devolução de seu passaporte. O ex-presidente havia solicitado o documento para viajar a Israel a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. De acordo com o portal G1, o requerimento não foi aceito pelo magistrado.
O passaporte de Bolsonaro foi apreendido em 8 de fevereiro como medida cautelar para evitar que viagens ao exterior comprometessem as investigações em curso contra o ex-presidente.
Sem o documento, a defesa de Bolsonaro solicitou a devolução para a realização de uma viagem a Israel entre 12 e 18 de maio. O pedido acontece em meio à polêmica motivada pela divulgação de vídeos que mostram que o presidente passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília em 12 e 13 de fevereiro.
Vídeos publicados pelo New York Times mostram o ex-presidente na embaixada e levantaram a suspeita de que ele tenha tentado buscar asilo político no caso de um mandado de prisão. Hungria e Israel são governadas por Viktor Orbán e Benjamin Netanyahu, respectivamente, dois líderes da extrema-direita internacional, a exemplo de Bolsonaro.
Mín. 20° Máx. 22°