O Boi Bumbá Garantido se tornou o campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins, um dos mais culturais do país. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, a atração vermelho e branco conquistou o 33º título da história nesta segunda-feira (30), no Bumbódromo da cidade, no Amazonas.
A edição de 2025 aconteceu entre os dias 27 e 29 de junho, quando o Caprichoso e Garantido disputaram a melhor por meio de apresentações que misturaram música, dança, lendas amazônicas, alegorias, figurinos e elementos das culturas indígena e afro-brasileira.
Vitorioso, o Garantido encerrou o festival com 1.259,1 pontos, contra 1.258,6 do Caprichoso. Nas três noites de disputa, o bumbá vermelho e branco obteve notas maiores, porém, com poucos décimos de diferentes do azul e preto.
Entre os principais quesitos da competição estavam Toada, Amo do Boi, Cunhã-poranga, Porta-estandarte, Galera, Alegorias, Leventador de Toadas e Tuxauas.
A vitória do Garantido acontece depois de seis anos sem levantar o troféu. A última vez que a atração venceu o Festival de Parintins foi em 2019. Com a conquista, ele se torna o maior campeão da história do Parintins.
O Festival de Parintins é uma celebração cultural anual, que acontece no fim de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festança gira em torno da disputa entre dois bois-bumbás: Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que encenam a lenda da morte e ressurreição de um boi.
Durante três noites, os bois apresentam-se no Bumbódromo, sendo avaliados em diversos quesitos como música (toadas), alegorias, personagens e rituais.
Mín. 15° Máx. 27°