Publicidade

Onda de calor: até quando temperaturas ficarão altas na Grande BH

Capital terá céu claro, com previsão de névoa seca durante a tarde. A temperatura máxima será de 34ºC, e a umidade relativa mínima ficará em torno de 15%

02/10/2024 às 07h38
Por: Carlos ball Fonte: em
Compartilhe:
Onda de calor: até quando temperaturas ficarão altas na Grande BH

Belo Horizonte e a região metropolitana estão em alerta de onda de calor até sexta-feira (4/10). Nesta quarta-feira (2/10), o dia será de céu claro a parcialmente nublado na capital. A previsão é que a temperatura máxima chegue a 34 ºC. No restante do estado, outras 576 cidades também estão em "perigo potencial", com os termômetros marcando 5ºC acima do esperado, podendo chegar a 40ºC.

De acordo com a Defesa Civil municipal, a umidade relativa do ar mínima ficará em torno de 15% durante a tarde, bem abaixo do índice ideal estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia entre 50% e 60%. Isso se deve a uma grande massa de ar seco e quente continental que atua sobre Minas Gerais.

Com exceção do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde o céu deverá ficar parcialmente nublado, nas demais regiões a previsão é de névoa seca. O fenômeno ocorre normalmente durante a tarde, quando as temperaturas estão mais altas. Ao contrário da neblina, que desloca a umidade, a névoa seca acontece quando a umidade do ar fica abaixo de 30%.

Em dias com possibilidade de névoa seca, a recomendação é que as pessoas aumentem o consumo de líquidos, principalmente água, evitem desgastes físicos nas horas mais secas e quentes e evitem exposição desnecessária ao sol.

Com as altas temperaturas e os baixos índices de umidade, os cuidados com a saúde são indispensáveis. O alerta é especialmente relevante para idosos, crianças, hipertensos e diabéticos, que são mais vulneráveis aos impactos do calor extremo.

Durante todo o período, as orientações são: aumentar a ingestão de água mesmo sem sentir sede; manter os ambientes bem ventilados e úmidos; optar por refeições leves; evitar exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 15h; e usar sempre protetor solar, chapéus e óculos escuros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários