As gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 anos e seis meses, serão submetidas a uma cirurgia de separação neste sábado (10), no Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde de Goiás, as meninas compartilham diversos órgãos e estruturas com fígado, intestino, genitália e ossos da bacia.
O procedimento será realizado pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que é referência em procedimentos de separação de siameses, e será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As meninas estão sendo acompanhadas pela equipe do hospital há mais de um ano, e já passaram por uma intervenção preparatória que implantou expansores de pele para viabilizar a cirurgia de separação.
A secretaria de saúde também informou que cerca de 60 profissionais de saúde serão mobilizados para o procedimento. A cirurgia é considerada uma das mais complexas realizadas pelo Hecad, que, inclusive, já realizou outros procedimentos de separação de gêmeas siamesas. Em 2023, as gêmeas Heloá e Valentina, de 3 anos na época, foram submetidas à operação de separação realizada também por Zacharias Calil e sobreviveram.
A família das meninas é do município de Igaraçu do Tietê, em São Paulo, mas solicitou a realização da cirurgia em um hospital que já havia realizado procedimentos semelhantes devido à complexidade do caso.
Mín. 19° Máx. 30°