O Bahia venceu o Atlético por 2 a 1 na noite deste sábado (12), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida foi válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O primeiro gol da partida foi marcado pelo lateral Luciano Juba logo aos sete minutos do segundo tempo, num belo na entrada da área. No primeiro minuto do acréscimo da etapa complementar, Hulk marcou um golaço olímpico em uma cobrança de escanteio.
Quando tudo parecia acabado, Michel Araújo, que saiu do banco de reservas, arriscou um chute na meia-lua e colocou o Tricolor à frente do placar.
Com o resultado, o Bahia pulou para a terceira posição do campeonato, com 24 pontos, mesma pontuação do vice-líder Cruzeiro, que supera o Tricolor no saldo de gols (9 a 4). O Esquadrão de Aço também está a três pontos do líder Flamengo.
Já o Atlético foi ultrapassado pelo Botafogo e agora é o oitavo colocado, com 20 pontos.
Tanto Bahia quanto Atlético têm compromissos pelos playoffs da Copa Sul-Americana no meio de semana. Confira:
Aos 13 minutos de jogo, Ademir caiu dentro da área após toque de Guilherme Arana. O árbitro chegou a marcar a falta fora da área, mas o bandeira interviu indicando penalidade máxima. O juiz acatou e depois voltou atrás, retornando à decisão original. Na cobrança, Juba chutou para fora.
A melhor chance até os 20 minutos do primeiro tempo foi numa cobrança de falta de Everton Ribeiro. Gabriel Delfim precisou se esticar para espalmar a bola e salvar o Atlético. O goleiro de 22 anos substituiu Everson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e fez apenas a sua quinta partida como profissional.
Quatro minutos depois, Hulk respondeu, também de falta, mas a cobrança à longa distância parou em Marcos Felipe, que espalmou a batida no canto direito para escanteio. Aos 28, o camisa 7 atleticano teve mais uma oportunidade, mas o arremate foi direto para linha de fundo.
Delfim voltou a ser acionado aos 37 minutos de partida, quando Ademir finalizou com efeito e o goleiro defendeu com apenas um braço.
Com apenas sete minutos da volta do intervalo, quando o Atlético era melhor no jogo, o Bahia abriu o placar numa bola levantada na área pelo lado direito, Lyanco afastou de cabeça, mas a bola caiu no pé de Luciano Juba. O lateral bateu de primeira, da entrada da área, e a bola morreu no fundo das redes.
Aos 46 minutos do segundo tempo, quando o Bahia parecia que encaminhava uma vitória, Hulk cobrou escanteio direto para o gol e empatou a partida.
Mas ainda houve tempo para mais emoção. Praticamente no último minuto de jogo, o Bahia trabalhou a bola até chegar em Michel Araújo, que girou e bateu no canto. A bola beijou a trave antes de morrer no fundo das redes.
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Nicolás Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araújo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Cauly) e Willian José (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Gabriel Delfim; Natanael (Bernard), Lyanco, Junior Alonso (Isaac) e Guilherme Arana; Alan Franco, Rubens, Gabriel Menino (Igor Gomes), Gustavo Scarpa (Tomás Cuello); Dudu (Júnior Santos) e Hulk. Técnico: Cuca.
Gols: Luciano Juba (Bahia) e Michel Araújo; Hulk (Atlético)
Cartões amarelos: Willian José e Michel Araújo (Bahia); Gustavo Scarpa e Guilherme Arana (Atlético)
Motivo: Jogo válido pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Data e hora: 12 de julho (sábado) de 2025, às 21h (de Brasília)
Mín. 17° Máx. 22°