Embalado após alcançar a liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Juventude, neste domingo (20), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 15ª rodada da disputa nacional. A equipe do técnico Leonardo Jardim defenderá, contra a equipe gaúcha, o posto de líder, alcançado com a vitória por 2 a 0 em cima do Fluminense, nessa quinta-feira (17), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Para o confronto com o Juventude, Leonardo Jardim não poderá contar com o goleiro Cássio. O experiente camisa 1 recebeu o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Flu. Por isso, terá que cumprir suspensão automática no duelo com o clube de Caxias do Sul.
Em contrapartida, o lateral-esquerdo Kaiki volta a ficar à disposição e deve retomar a condição de titular diante do Juventude. O ala foi ausência contra o Fluminense, uma vez que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Kaiki foi substituído por Kauã Prates no jogo contra o Tricolor carioca. Com o retorno do camisa 6, o jovem lateral de apenas 16 anos volta ao banco de reservas.
Leonardo Jardim duas tem opções principais para substituir o veterano. Léo Aragão, reserva imediato, desponta como grande favorito à vaga. Ele acumula convocações para partidas nesta temporada, esteve no Rio de Janeiro para enfrentar o Tricolor Carioca e foi escalado nas partidas em que Cássio foi poupado.
O atleta acumula quattro jogos nesta temporada. Ele entrou em campo na derrota Democrata-GV e nas vitórias sobre Unión-ARG, Uberlândia e Palestino-CHI.
O segundo da fila é o jovem Otávio, de 19 anos. Grande joia das categorias de base do clube, o goleiro treina com o elenco profissional, mas disputou as últimas partidas da equipe sub-20. A tendência é que ele seja o reserva de Léo Aragão contra o Juventude.
Para o duelo com o Juventude, Jardim terá que definir o titular da lateral direita.
Contra o Fluminense, o treinador celeste optou pela escalação de Fagner na lateral direita. William, que havia recuperado o status de titular antes da parada para o Mundial de Clubes da Fifa, foi poupado e não começou no 11 inicial diante dos cariocas.
Contra o Grêmio, na rodada anterior, William deixou o campo reclamando de dores no quadril. O camisa 12 entrou no segundo tempo na vitória sobre o Fluminense.
Caso opte por não fazer mudanças drásticas no 11 inicial, Leonardo Jardim poderá manter a espinha dorsal do time titular para a 15ª rodada do Brasileirão.
O time celeste pode começar assim para enfrentar o Juventude: Léo Aragão; William (Fagner), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
Depois de vencer o Fluminense no Rio de Janeiro, o Cruzeiro voltou em voo fretado e chegou em Belo Horizonte na madrugada desta sexta-feira.
No fim da manhã, o técnico Leonardo Jardim abriu os trabalhos visando ao jogo contra o Juventude. No primeiro treino antes do confronto com os gaúchos, os atletas que atuaram contra o Flu fizeram trabalhos regenerativos na academia.
Os jogadores que não entraram em campo contra o Flu estiveram no gramado para trabalhos táticos e técnicos.
Com a vitória sobre o Fluminense, o Cruzeiro chegou a 30 pontos e agora lidera, de forma isolada, a Série A do Campeonato Brasileiro. Contra o Juventude, no Mineirão, o time de Leonardo Jardim tentará ampliar a vantagem de três pontos sobre Flamengo e Bragantino, “perseguidores” do momento.
Mín. 15° Máx. 27°